domingo, 21 de agosto de 2011

NZINGA MBANDI


NASCEU EM 1580, QUANDO ANGOLA PASSAVA A SER OCUPADA PELOS PORTUGUESES. OS PROFETAS DO REINO ILUMINADO POR NZAMBI, VATICINARAM, CASO ELA CHEGASSE À IDADE ADULTA E SE TORNASSE RAINHA, OS RIOS DO REINO SERIAM INUNDADOS PELO SANGUE DE MUITAS VÍTIMAS. PREVIRAM TAMBÉM QUE A NAÇÃO SERIA INVADIDA POR HOMENS BRANCOS VINDOS DO MAR E QUE HAVERIA DOENÇAS, FOME, GUERRAS, TRISTEZA E MISÉRIA EM ANGOLA POR MUITOS SÉCULOS.
APESAR DE SUA RELAÇÕES COM OS EUROPEUS, NZINGA PASSOU A POSTERIDADE COMO A LIDER ANGOLANA QUE NUNCA ACEITOU A SOBERANIA PORTUGUESA. NÃO ACEITAVA A SUBMISSÃO, NÃO PAGAVA IMPOSTOS! OS PORTUGUESES TIVERAM DE ESPERAR CERCA DE TRINTA ANOS PARA ASSINAR UM TRATADO DE PAZ COM ESTA PODEROSA MULHER QUE NA HISTÓRIA DE PORTUGAL FICOU CONHECIDA POR ANA DE SOUSA.
RAINHA NZINGA MBANDI, TAMBÉM CONHECIDA POR JINGA, SINGA E ZHINGA, POLÍTICA ARDILOSA SOUBE CONTER OS PORTUGUESES COM ACORDOS BEM PREPARADOS. EMPREENDEU VÁRIAS VIAGENS E, FINALMENTE EM 1635, CONSEGUIU FORMAR UMA GRANDE COLIGAÇÃO COM ESTADOS DE MATAMBA E NDONGO, CONGO, KASSANJE, DEMBOS E KISSAMAS. À FRENTE DA PODEROSA COLIGAÇÃO, NZINGA RECHAÇOU OS PORTUGUESES PARA POSIÇÕES MAIS RECUADAS. ENTRETANTO PORTUGAL FORA OCUPADO PELA ESPANHA, FICANDO COM AS TERRAS DE ALÉM MAR VOTADAS PARA AO PLANO SECUNDÁRIO. OS HOLANDESES APROVEITAR-SE-IAM DESSA SITUAÇÃO E TOMARIAM LOANDA EM 1641. NZINGA FEZ DOS HOLANDESES SEUS ALIADOS, AUMENTANDO A FORÇA DA COLIGAÇÃO E REDUZINDO OS PORTUGUESES A MASSANGANO, PRAÇA QUE ESTES OCUPAVAM FORTEMENTE E DE ONDE PARTIAM ESPORADICAMENTE PARA AS GUERRAS DE KUATA! KUATA! (CAPTURA DE ESCRAVOS).
OS ESCRAVOS DE ANGOLA ERRAM FUNDAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA COLÔNIA DO BRASIL E O SEU TRÁFICO ENCONTRAVA-SE PARADO. EM 1648, CHEGARIA DO BRASIL, UMA GRANDE ESQUADRA COMANDADA POR SALVADOR CORREIA DE SÁ QUE RETOMARIA LOANDA, PROVOCANDO A VOLTA MACIÇA DOS PORTUGUESES. COMEÇA ENTÃO O DECLÍNIO DA COLIGAÇÃO; A FALTA DO ALIADO HOLANDÊS E DAS SUAS ARMAS DE FOGO E A POSIÇÃO DE FORÇA DE CORREIA DE SÁ VIBRARAM UM DURO GOLPE NA MORAL DAS FORÇAS AUTÓCTONES.
INTRODUZIDA NA SALA PARA NEGOCIAR A PAZ COM O GOVERNADOR JOÃO CORREIA DE SOUSA, NZINGA OLHOU AO SEU REDOR E COMO HAVIA APENAS UMA CADEIRA E DUAS ALMOFADAS DE VELUDO FRANJADAS DE OURO, SOBRE UMA RICA ALCATIFA, SUSTENTANDO-SE ALGUM TEMPO, SEM PROFERIR PALAVRA, VOLTOU O ROSTO PARA UMA DAS SUAS ESCRAVAS.  FOI ESTA IMEDIATAMENTE SERVIR-LHE DE BANCO E ASSENTANDO-SE SOBRE ELA, ASSIM ESTEVE O TEMPO TODO QUE DUROU A CERIMÔNIA.
A LUTA DA RAINHA NZINGA NÃO ERA CONTRA OS PORTUGUESES, MAS SIM, CONTRA O FASCISMO PORTUGUÊS IMPLANTADO EM ANGOLA, EM FORMA DE COLONIZAÇÃO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário